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Gatilhos Mentais |
Os Gatilhos Mentais são uma parte da chamada Programação Neurolinguística (PNL), que nada mais é, que a interação do cérebro, a linguagem e o corpo com o mundo.
Em meados de 1970 um estudante de matemática e psicologia ficou impressionado com a incrível habilidade de comunicação e resultados de dois terapeutas e resolveu estuda-los e chegou a conclusão que os mesmos possuíam padrões pré-estabelecidos de linguagem e comportamento, surgia assim os primeiros traços da PNL. A PNL pode ser usada em varias áreas, mas iremos nos concentrar na área de vendas de produtos ou serviços.
Os gatilhos mentais são inúmeros e utilizado de varias formas e métodos, tanto para escrita quanto para vídeo/áudio, com o objetivo de persuasão.
“Os gatilhos mentais é a habilidade de trazer pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos”. Trecho retirado do livro “As Armas da Persuasão” de Roberto Cialdinni.
Com base na foto abaixo, observe o comportamento de um cliente qualquer:
Pois bem, é justamente na área de dúvida (vide figura acima), que começa a PNL(gatilho mental) e pra ser mais exato no item numero 3º, pois é neste momento que o produto ou serviço é encontrado e devidamente apresentado. Nesta fase é que são utilizados o máximo de métodos ou gatilhos mentais ao fim de causar no visitante (prospects) ou cliente o máximo de emoções e sentimentos possíveis, para eliminar dúvidas, sanar objeções, para gerar identificação com o produto/serviço ou interlocutor, gerando credibilidade e incitando a compra.
Entre os diversos gatilhos mentais, entre eles estão:
Autoridade
Fala de você ou seu produto sendo endossado por uma autoridade na área, por exemplo, se você vende um produto na área de emagrecimento, nada melhor do que ter um Nutricionista renomado apontando a veracidade e comprovando os resultados desse produto.
Urgência
Este é elaborado para que você pense que está realmente precisando daquela coisa ou produto e que é muito importante adquiri-lo o mais rapidamente possível se quiser realmente passar a ganhar resultados.
Afinidade
As pessoas gostam de comprar de quem se parecem com elas. Uma das formas de estimular suas vendas é gerar afinidade com sua audiência. Quando você começar a conversar nos mesmo nível de sua audiência conseguirá, potencializar seus resultados absurdamente.
Prova Social
A prova social nada mais é do que pessoas falando bem do seu produto ou serviço.Também funciona com pessoas falando bem de você, publicamente. Em vídeo é melhor do que em texto e em texto com foto, é melhor do que o texto sem a foto.
Escassez
A sensação de que vai acabar e não vai ter mais provoca na pessoa a ação de ter aquilo imediatamente, e esta é muito parecida com o gatilho da urgência. Internet marketeres usam muito esse gatilho e funciona!
Redução de Preço
Este é o último gatilho geralmente a ser empregado na persuasão, quando todos os outros falham, informando que o preço ficará pela metade, e ainda coloca o gatilho da escassez geralmente acompanhado.
Os gatilhos mentais em resumo, servem para persuadir e atrair seu prospect de forma estratégica, atingindo suas emoções num todo. Agora cabe a você se aprofundar e decidir qual método se enquadra melhor no seu objetivo.
Ema caso de dúvidas ou sugestões escreva abaixo, sua interação é muito importante!
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